Brasil: EUA Faz Mudanças no Curso de Direito
Post on September 26, 2013, 4:00 pm by the-victoria-law-group 0 Comments
Toda semana recebo emails de advogados brasileiros que pretendem ingressar no mercado americano, pois estão insatisfeitos com a advocacia no Brasil.
A minha resposta geralmente é a mesma: a advocacia nos EUA anda “mal das pernas” e talvez pior que no Brasil neste momento.
De acordo com recente artigo publicado pela ABA (American Bar Association- entidade semelhante a OAB Federal no Brasil), em 2011, somente 55% dos advogados aprovados conseguiram emprego como advogados. A situação se torna ainda mais drástica quando se compara a média salarial anual em Nova York ($ 60,000.00 ao ano) com a dívida anual adquirida por estudantes nos Cursos de Direito ($ 80,000.00 ao ano).
Em síntese, a advocacia nos EUA continua em recessão e não há luz no fim do túnel, pois o numero de aprovados nos exames continua sendo relativamente maior do que as vagas oferecidas.
Fenômeno semelhante ocorreu no Brasil durante a década de 90 e inicio do século 21, contudo, a OAB fez o certo e endureceu o exame da Ordem colocando no mercado somente um número plausível de advogados que o mercado comporta. A situação ainda não esta perfeita, mas o mal foi atacado não raiz.
Read João Ozorio de Melo Miami Herald article here:
–
Presented by Miami Advogado